Autora:
Juliana Zeferino
publico alvo: 9º ano
O
que o aluno poderá aprender com esta aula
- Desenvolver pesquisas através de entrevistas;
- Selecionar e organizar dados das informações;
- Construir tabelas e gráficos Através dos dados obtidos;
- Utilizar de recursos computacionais para registrar os resultados da pesquisa.
Conhecimento
prévios trabalhos pelo professor com seus Alunos
Conhecimento
básicos das operações matemáticas ( multiplicação e divisão) e
quantidade por modalidade.
Duração:
4 atividades de 60 minutos
Estratégias
e recursos
da
aula
1ª atividade -
O
professor deverá iniciar a aula em sala com os alunos explicando
que eles irão fazer uma pesquisa sobre a preferência esportiva de
alunos de outras salas. Para isso é necessário organizar grupos de
quatro alunos, formular a pergunta para pesquisa e separar as
modalidades como vôlei, basquete, ping-pong
e futsal. Encaminhar os mesmos às sala para entrevista.
No
momento da entrevista os alunos pedirão autorização ao professor
da sala a ser entrevistada, irão explicar aos outros alunos o
motivo da pesquisa e iniciar a perguntando um a um qual sua
preferência por esportes, após os dados obtidos voltando a sala de
aula, o professor orientará para que os alunos organizem os dados,
para que na próxima aula eles possam montar a tabela.
2ª
atividade
Iniciar
a aula em sala, retomado os dados obtidos pelos pelos alunos das
preferências esportivas para montar a tabela, com lápis e régua e
folha A4 eles farão a seguinte tabela:
PREFERÊNCIA ESPORTIVA
DOS ALUNOS DA TURMA (A ser pesquisada)
|
||
Modalidade
|
Quantidade
|
Taxa
percentual
|
Vôlei
|
||
Basquete
|
||
Futsal
|
||
Ping-pong
|
||
Total
|
Depois da tabela montada organizar os dados dentro dela, com suas
devidas modalidades, quantidades, taxa percentual e total de pessoas
entrevistadas. Para encontrar a taxa percentual os alunos deverão
dividir a quantidade de preferência pelo total. Na próxima
atividade será montado um gráfico com os mesmos dados.
3ª atividade
Para esta atividade os alunos irão usar régua, lápis e borracha
para montarem o gráfico, utilizando dos dados da tabela:
Utilizar as cores para dar nome as modalidades bem
como:
Vôlei
Basquete
Futsal
Ping-pong
4ª
atividade
Para dar
continuidade aos
objetivos propostos
o professor comunicará aos alunos que nesta aula
eles aprenderão fazer gráficos e tabela usando de recursos
computacionais. Para isso eles irão ao laboratório, e usarão o
programa Broffice.org calc para elaborar as planilhas. Esta atividade
consiste em organizar os dados obtidos pelos alunos em uma tabela,
relatando o título, colunas impondo modalidade, quantidade de
preferência e taxa percentual em tabelas e gráficos.
Recursos
complementares
Livros
Avaliação
Para
avaliar recomenda-se verificar se os alunos conseguiram organizar os
dados nas tabelas, se todos participaram da pesquisa, se eles
compreenderam a noção de quantidade e taxa percentual.
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