sexta-feira, 29 de junho de 2012

noções de geometria

 
Autora: Juliana Zeferino
Título: Noções de estatística
publico alvo: 9º ano
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver pesquisas através de entrevistas;
  • Selecionar e organizar dados das informações;
  • Construir tabelas e gráficos Através dos dados obtidos;
  • Utilizar de recursos computacionais para registrar os resultados da pesquisa.
Conhecimento prévios trabalhos pelo professor com seus Alunos
Conhecimento básicos das operações matemáticas ( multiplicação e divisão) e quantidade por modalidade.
Duração: 4 atividades de 60 minutos
Estratégias e recursos da aula
1ª atividade -
    O professor deverá iniciar a aula em sala com os alunos explicando que eles irão fazer uma pesquisa sobre a preferência esportiva de alunos de outras salas. Para isso é necessário organizar grupos de quatro alunos, formular a pergunta para pesquisa e separar as modalidades como vôlei, basquete, ping-pong e futsal. Encaminhar os mesmos às sala para entrevista.
    No momento da entrevista os alunos pedirão autorização ao professor da sala a ser entrevistada, irão explicar aos outros alunos o motivo da pesquisa e iniciar a perguntando um a um qual sua preferência por esportes, após os dados obtidos voltando a sala de aula, o professor orientará para que os alunos organizem os dados, para que na próxima aula eles possam montar a tabela.
    2ª atividade
    Iniciar a aula em sala, retomado os dados obtidos pelos pelos alunos das preferências esportivas para montar a tabela, com lápis e régua e folha A4 eles farão a seguinte tabela:
    PREFERÊNCIA ESPORTIVA DOS ALUNOS DA TURMA (A ser pesquisada)
    Modalidade
    Quantidade
    Taxa percentual
    Vôlei


    Basquete


    Futsal


    Ping-pong


    Total


    Depois da tabela montada organizar os dados dentro dela, com suas devidas modalidades, quantidades, taxa percentual e total de pessoas entrevistadas. Para encontrar a taxa percentual os alunos deverão dividir a quantidade de preferência pelo total. Na próxima atividade será montado um gráfico com os mesmos dados.
    3ª atividade
    Para esta atividade os alunos irão usar régua, lápis e borracha para montarem o gráfico, utilizando dos dados da tabela:

Utilizar as cores para dar nome as modalidades bem como:
Vôlei
Basquete
Futsal
Ping-pong
4ª atividade
Para dar continuidade aos objetivos propostos o professor comunicará aos alunos que nesta aula eles aprenderão fazer gráficos e tabela usando de recursos computacionais. Para isso eles irão ao laboratório, e usarão o programa Broffice.org calc para elaborar as planilhas. Esta atividade consiste em organizar os dados obtidos pelos alunos em uma tabela, relatando o título, colunas impondo modalidade, quantidade de preferência e taxa percentual em tabelas e gráficos.
Recursos complementares
Livros
Avaliação
Para avaliar recomenda-se verificar se os alunos conseguiram organizar os dados nas tabelas, se todos participaram da pesquisa, se eles compreenderam a noção de quantidade e taxa percentual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário